MINHA COLUNA

REFORMULANDO O BLOG




sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PRA SER UM PROFESSOR TEM QUE SER



O professor de Capoeira deve possuir disciplina, equilíbrio e formação, para que o mesmo desempenhe o seu papel de formador de alunos com extrema eficiência e dedicação, desenvolvendo o potencial de jovem e adolescente.
O que podemos observar atualmente são professores com conhecimento de técnicas, bom preparo físico, porém desprovidos de um embasamento didático. Um bom professor deve aliar dois aspectos fundamentais, uma boa técnica aliada a uma boa teoria; ele deve ter o profundo conhecimento de todos os golpes, balões, toques de berimbau, chamadas, além de ter pleno conhecimento dos demais instrumento que compõem a roda de capoeira. A música específica, principalmente o nosso Hino Nacional; possuir também um bom preparo psicológico e sociológico, ter uma boa dicção e oratória, e deve demonstrar noções de assepsia, organização, pontualidade e controle emocional.
Um outro aspecto importantíssimo, que faz parte da cultura do esporte, está relacionado ao uniforme do atleta. Ainda no que diz respeito a cultura do esporte, um  bom professor deve possuirqualidades que  o permita transferir os seus conhecimentos á cerca da história, da arte e da filosofia da capoeira para os seus alunos.
Com todos esses requisitos, um bom professor, independentemente de região onde desenvolva o seu trabalho, poderá ser justamente reconhecido, principalmente pelos seus alunos, como um verdadeiro mestre de capoeira

Nenhum comentário: