MINHA COLUNA

REFORMULANDO O BLOG




segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ENTREVISTA COM MESTRE CICERO TATU





Quem dá aula pra pessoas especial é especial



1- Qual seu nome,apelido,formação e local onde nasceu ?
R- Meu nome é José Cicero França da Silva,conhecido na capoeira como Cicero Tatu. Fui reconhecido como Mestre em 1993 e recebi minha graduação pelas mãos do meu Mestre (Sombra).Nasci em Neópolis (Sergipe) em 06/04/61.Sou prof. de Ed.Fisíca,minha profissão e minha paixão.Sou capoeira,minha arte e devoção
2- Conte-nos sua trajectória até a graduação actual ?
R- Comecei a capoeira em maio de 1978 na Ascab; dos Mestres Corisco e Bandeira,tive como meu primeiro prof. o Davi. Actualmente tenho a felicidade de trabalhar com a capoeira dentro da minha profissão.A capoeira enriquece e muito o meu trabalho. Sou prof. da Secretaria de Esporte de Santos e prof. da Secretaria de Educação de Guarujá,em ambas cidades desenvolvo um trabalho de capoeira inclusiva.
3- Qual sua opinião sobre a mídia e a sociedade empresarial que não passa verba para eventos de capoeira,sendo uma arte genuinamente brasileira ?
R- O empresário não vê o retorno financeiro que a capoeira pode oferecer,porque os capoeiristas ainda não fizeram por onde. Alguns poucos grupos já consegue isso mas a maioria não tem essa visão.Pequena disputas,e vaidade ainda persiste em atrapalhar o nosso andar.
4- O que recomenda,se fazer sobre isso aos capoeiristas da baixada ?
Acho que precisamos nos organiza. Organizar primeiro nossa casa, documentos,metodologia de ensino, organizações de eventos e aí sim, respeitando a forma de pensar de cada grupo, nos aproximarmos em torno de um bem comum a capoeira.
Qual sua opinião sobre a unificação da graduação na capoeira ?
R- É um tema complexo,sou avesso a qualquer tipo de unificação,seja nas graduações,ou sistema de treino, ou monenclatura de golpes.Essa grande diversidade é que mantém a capoeira dimámica ,criativa e em plena evolução. Unificar é castrar o poder de criação que considero como de mais belo fundamento da capoeira












AGRADECEMOS O PREVILÊGIO DA ENTREVISTA.


















































































































               




















































































































































































































































































Nenhum comentário: